quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Semana do Folclore


No dia 22 de Agosto é comemorado no Brasil o dia do Folclore e em comemoração a esta data a escola municipal jesuína de abreu desenvolveu várias atividades relacionadas ao tema.

O folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

No Brasil, as lendas, mitos e contos folclóricos mais divulgados são: - Boto; - Boitatá; - Curupira; - Lobisomem; - Mãe d'água; - Mula sem cabeça, e; - Saci-Pererê.

A professora terezinha que leciona Português, juntamente com os alunos do ciclo II, desenvolveram trabalhos relacionados as lendas folclóricas brasileiras, onde os alunos pesquisaram e assimilaram os principais mitos e lendas do folclore nacional.

Similar ao projeto sobre folclore, a professora Aline, de artes, em conjunto com os alunos do ciclo I, realizaram projeto referente as carrancas, sua origem, seus credos e sua utilização no Brasil.

Os trabalhos realizados pelos alunos foram expostos nos corredores da escola para apreciação e conhecimento de todos.

Abaixo podemos ver algumas fotos da exposição dos projetos.

 





 













3 comentários:

  1. Legais os painéis! Pena que haja mais carrancas (mais elaboradas) que "Iaras" (mais infantis, porém singelas) ...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Que bom ver trabalhos tão significativos sendo realizados por "nossos" alunos, digo nossos por que também sou professora de escola pública e vejo com muito bons olhos os trabalhos pedagógicos desenovlvidos em nossas escolas.

    ResponderExcluir
  3. Legal, gente! Gostei dos trabalhos. Parabéns!
    Profª Karla Vitoriano

    ResponderExcluir

Não é permitido palavras ofensivas e discriminatórias ou de baixo calão.