Os alunos do agrupamento G3, ciclo III, orientados pela professora Adélia, da Escola Municipal Jesuína de Abreu, realizaram nos dias 10 e 11 de maio pinturas em guache que retrata o artesanato índigena da tribo dos Karajás.
Os índios karajás, habitam por uma extensa faixa do vale do rio Araguaia, inclusive a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal, suas aldeias, se encontram preferencialmente próximas aos lagos e afluentes do rio Araguaia e do rio Javaés, assim como no interior da ilha do Bananal. (http://www.carajas.com/wiki/index.php?title=Indios_Karaj%C3%A1s).
O artesanato índigeno da tribo Karajás, expõem, forte personalização das atividades cotidiana, funcionando como instrumento para socialização das crianças índigenas da tribo. Embora a arte ceramista seja uma atividade exclusiva das mulheres da tribo, vários instrumentos usados no dia-a-dia pelos homens da tribo é retratado em seus trabalhos cerâmicos e artesanais, como arco e flecha, canoas, etc.
O maracá, que é um instrumento usado nos rituais e solenidades da tribo, marca o som ritmado e a cadência dos movimentos nas danças daquele povo, sendo um instrumento social destacado nos vários trabalhos índigenas já encontrados.
Os alunos do agrupamento confeccionaram várias ilustrações em materiais reciclavés expondo a referência cultural e artesanal da tribo karajás, sendo que os trabalhos estão em exposição para visualização/apreciação de toda comunidade escolar.
A exposição, bem como a confecção dos trabalhos é uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE 2010 e conflui com o Projeto Político Pedagógico da escola.
Para mais informações sobre os Karajás, sugerimos visita nos sites abaixo:
http://www.ceramicanorio.com/artepopular/karajas/karajas.htm
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/karaja/print
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é permitido palavras ofensivas e discriminatórias ou de baixo calão.