quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Limpa Brasil


Nos dias 26 e 27 de Agosto a Escola Municipal Jesuína de Abreu participou do movimento Limpa Brasil cujo objetivo foi coletar materiais recicláveis, tais como garrafas pet, embalagens tetra park, caixas de papelão, latas de refrigerantes, etc. que foram repassadas às cooperativas de reciclagem do município de Goiânia.
Os educandos participaram com  a entrega de materiais recicláveis além de atividades pedagógicas voltadas para a educação ambiental.
Mais informações sobre o movimento Limpa Brasil, acesse: www.limpabrasil.com/goiania
Abaixo, algumas fotos do evento.










segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia do Folclore


O dia do folclore brasileiro é comemorado em 22 de Agosto, e neste ano, as comemorações na Escola Municipal Jesuína de Abreu se teve através das manifestações dos alunos acerca do tema: Folclore - Recontando Lendas e Mitos.
Definições acerca do folclore, colocam-o como sendo conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam contando de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Para mais informações sobre o assunto, acesse: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm


Excursão Cultural


Alunos da EAJA da Escola Municipal Jesuína de Abreu, foram no último dia 13, em passeio, a histórica cidade de Pirenópolis, Goiás.
A viagem à cidade histórica visava enriquecer culturalmente os alunos, bem como conhecer de perto um pouco sobre a história de nosso Estado e em particular as características das cidades históricas brasileiras.
Pirenópolis é tombada como patrimônio histórico nacional. Guarda em seus casarões seculares um retrato vivo da história goiana. Cercada por natureza exuberante, oferece diversos atrativos naturais, como cachoeiras, reservas ecológicas, parques e mirantes, além de farta culinária e festividades folclóricas tradicionais.
Em tom de empolgação e diversão, os alunos visitaram diversos pontos turísticos e receberam informações detalhadas das características peculiares de Pirenópolis em especial sobre a arquitetura da cidade, fauna, flora, costumes e tradições.













quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Identidade na Diversidade


Os alunos da EAJA da Escola Municipal Jesuína de Abreu, desenvolveram o projeto identidade na diversidade, onde sua culminância ocorreu dia 12 deste mês, através da exposição do painel Identidade na Diversidade.
Sob a coordenação da professora Zilney, que leciona a disciplina de Geografia, o projeto tinha como objetivo coletar as individualidades de cada aluno, como naturalidade, comidas prediletas, gostos musicais e expor na diversidade que é a escola – um organismo social de ensino-aprendizado.
Segundo a professora Zilney, as individualidades dos alunos são sua identidade e a escola é a diversidade, já que é o meio social de integração e aprendizado. Através da escola vivemos em diversidade com nossa identidade única.
Os alunos expuseram características peculiares de cada um, onde ao final, foi montado um painel para que toda a comunidade escolar apreciasse a identidade dos mesmos na diversidade.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Projeto Amigos do Trânsito


Na última semana de Junho de 2011, os alunos dos períodos matutino e vespertino, participaram do Projeto Amigos do Trânsito, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Agência Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade de Goiânia.
A Escola Municipal Jesuína de Abreu, no Parque Amazonas, recebeu uma equipe de agentes educativos da Agência Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (AMT)onde na oportunidade, eles ministrarão a palestra “Educação para o Trânsito: orientação de circulação e travessia na via”, promovida pelo projeto Amigos do Trânsito.
O projeto tem como objetivo principal orientar crianças e jovens quanto aos direitos e deveres de pedestres e condutores no trânsito.
Segundo um dos palestrantes, o Projeto trabalha com ações educativas destinada a cada fase de ensino e busca o desenvolvimento de valores e promoção de educação consciente e integral. Durante a palestra, os alunos assistem as explicações dos agentes, participaram de dinâmicas, jogos e simulam diversas situações no trânsito que são exemplos de boa educação e comportamento.

Para mais informações, contate:
Projeto Amigos do Trânsito

Contato: Assessoria de Comunicação – SME – 3524-5054











quarta-feira, 10 de agosto de 2011

I Festival Metropolitano de Pipa sem Cerol

No dia 18 de Junho de 2011, os alunos da Escola Municipal Jesuína de Abreu, participaram do I festival metropolitano de Pipa sem Cerol, realizado pela Prefeitura de Goiânia que tem como objetivo estimular a atividade sem o uso do cerol.
Os alunos da escola foram acompanhados pelos professores e participaram de várias modalidades do torneio realizado durante o festival, que incluía, o da pipa mais colorida, pipa que voa mais alto, pipa mais original, maior pipa e menor pipa.
O festival foi realizado no Parque Municipal Carmo Bernardes e contou com a presença da secretária municipal de educação da prefeitura de Goiânia e teve o apoio de toda comunidade goianiense.
Abaixo, expomos algumas fotos do festival.