quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Uma fazenda açucareira, no período colonial


Os alunos do Ciclo III, Agrupamento G2, representaram uma propriedade canavieira, do período colonial, através de maquete.

Resultado de pesquisas, o trabalho coletivo teve como objetivo mostrar o trabalho escravo e as diversas manifestações do Engenho, como a repressão, através do pelourinho, a religiosidade dos senhores de engenho e dos cativos, através da capela, bem como a casa grande e a senzala, o engenho propriamente dito e as plantações.

Abaixo temos fotos da exposição.
     













terça-feira, 26 de outubro de 2010

Desfile Cívico


No dia 24/10 os alunos do ciclos I, II, III e EAJA, os professores e os coordenadores da E.M. Jesuína de Abreu participaram do Desfile Cívico na Av. 24 de outubro no setor campinas em comemoração ao 77º aniversário de Goiânia. Neste desfile as escolas municipais homenagearam o bicentenário de campinas. Coube à E.M. Jesuína de Abreu retratar a cultura, assim foram homenageados o Centro Cultural Gustav Ritter, a Rádio Difusora e os cinemas que fizeram parte da história de campinas.

Podemos ver a participação de toda comunidade escolar no desfile, nas fotos abaixo.


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Apresentações Culturais

Aos 22 dias do presente mês, o grupo de chorinho “Alma Brasileira” se apresentou na escola no turno matutino, para os alunos e professores do ciclo III, como parte do projeto CIEMA. Além de tocar para o público o grupo explicou sobre o estilo musical e os instrumentos utilizados.

À tarde foi a vez dos alunos e professores dos ciclos I e II receberem o artista Frank Viola com a apresentação musical: “Dialogos Musicais” e cantarem e interagirem através ds músicas.

As apresentações podem ser visualizadas nas fotos abaixo.
Apresentação do Grupo de Chorinho "Alma Brasileira"
Apresentação do Cantor Frank Viola

Homenagem aos Mestres


Os alunos da EAJA da escola municipal jesuína de abreu, homenagearam as professoras do turno noturno, com uma gratificante surpresa em comemoração ao dia do professor, comemorado no último dia 15.

Os alunos, surpreenderam as professoras promovendo um belo lanche em homenagem ao professores e entregando lembranças marcantes desta data tal especial. Os alunos, em seus discursos, reafirmaram o privilêgio de ter não simplesmente professores que os orientam em sala de aula, mas sim de professores amigos que aconselham nas horas turbulentas e dividem os bons momentos das horas de alegria.

A confraternização ocorreu nas dependências da escola e os momentos foram registrados como podemos observar abaixo.

Muito obrigado alunos da EAJA!!!


Professoras Florismar, Elisabeth, Hellen e Adriana.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Eleição Simulada 2010


A Escola Municipal Jesuína de Abreu promoveu na primeira quinzena do mês de outubro, eleições simuladas dos vários cargos públicos em disputa. A eleição simulada, envolveu toda comunidade escolar e foi realizada nas dependências da escola.

A ideia, segundo a diretora da unidade escolar, é fazer um ensaio das eleições com os nossos alunos focando o ato de votar, como exercício democrático de cidadania.

“É muito importante a realização da simulação das eleições junto aos alunos para que os mesmos já se conscientizem do exercício democrático da escolha dos dirigentes da nação”.

No simulado os alunos, bem como os colaboradores de todos os turnos da escola participaram escolhendo seus candidatos no pleno exercício da cidadania.

Está previsto para a próxima semana a realização de nova simulação para segundo turno, nos moldes da realizada no primeiro pleito.





Comemoração Dia da Criança

Na semana passada, foi comemorado o dia das crianças, e como não podia deixar de ser, a Escola Jesuína de Abreu, promoveu e ofereceu aos alunos do ciclo I e II uma semana repleta de atividades em homenagem a este dia tão festejado por todas crianças.

As atividades oferecidas foram várias, iniciando com uma saudável brincadeira no pula-pula, onde nossos pequenos se divertiram até cansarem.

No dia seguinte, ocorreu visita ao clube Buritis, localizado no Parque Amazonas. As crianças, se refrescaram e alegraram-se com as várias brincadeiras lá desenvolvidas.

Para finalizar, aconteceu nos demais dias, atividades recreativas na escola, com brincadeiras, de pega pega, pimbolim, amarelinha, futebol, entre outras tantas.

É importante que a criança comemore, brinque, nesse dia tão especial que comemoramos no dia 12 de outubro, pois é gratificante a todos da comunidade escolar termos estas crianças tão especiais que nos dar tanta alegria, enfatizou uma das professoras idealizadora das atividades.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia do Estudante


Em comemoração ao dia do estudante, os professores juntamente com os demais colaboradores da Escola Jesuína de Abreu ofereceram aos estudantes da EAJA, um almoço em homenagem ao dia dos estudantes.
A refeição foi preparada pelas professoras e servida nas dependências da escola, antes porém, foi feita a acolhida aos alunos pela diretora da escola e também foi feita uma oração com todos os presentes. No final do almoço foi realizado o sorteio de alguns brindes para os estudantes.

Você sabia?
A origem do dia do estudante remonta para o dia 11 de agosto de 1827, quando D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
(http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaestudante.html)